sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Tropa de Elite (2007)




Volta e meia pego alguns filmes antigos para rever ou mesmo para assistir pela primeira vez.
Até pela minha idade, gosto demais dos velhinhos, não que esse seja o caso do Tropa, muito pelo contrário, está aí um filme que apesar de quase uma década está cada dia mais recente.
Esse é aquele filme que 'vazou' antes do lançamento, teve sua estreia adiada, mudaram algumas cenas, mexeram um pouco na narrativa mas a essência é a mesma.
Temos aqui, sem dúvida alguma, o melhor filme já feito no Brasil e explico por que acho isso: elenco que apesar de ter muitos "globais" está em grande forma, um protagonista sensacional, um diretor que se não inova ao menos nos surpreende com cenas milimetricamente planejadas e que teve a sabedoria de identificar os pontos mais fortes do enredo e neles se apoiar para contar a história. Além disso, a parte técnica (montagem, efeitos especiais e sonoros, trilha, maquiagem, figurino), estão afiados, compatíveis com a necessidade do enredo.
O resultado disso são os diversos prêmios que Tropa recebeu pelo mundo.
Infelizmente vivemos no Brasil, aí temos 2 grandes problemas: gringo odeia filme legendado tanto é que fazem diversas versões US para filmes que se destacam pelo mundo, mas como o tema de Tropa é muito específico, não teria como adaptar para a realidade americana e o outro grande problema foi a maldita politicagem da indicação brasileira ao Oscar que mandou "O ano em que meus pais saíram de férias". Sim, cada país só pode indicar 1 filme para a Academia e ela seleciona 5 para concorrerem ao Oscar de filme estrangeiro.
Nota 10, podemos ter filmes no mesmo nível, mas melhores que Tropa de Elite em seu gênero é impossível.
Era isso, vamos para o próximo...

0 comentários:

Postar um comentário